quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Rosa dos Ventos aguarda decisão da Justiça pela soltura de Jura





Um dia após o longo protesto dos moradores de diversos bairros de Nova Iguaçu, na Estrada da Palhada e que seguiu até a Rodovia Presidente Dutra, o clima na localidade de Rosa dos Ventos ainda é de esperança pela soltura do policial militar Juraci Alves Prudêncio, o Jura, que foi preso na última quinta-feira por policiais da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco). O comércio, as linhas de ônibus e do transporte alternativo funcionaram normalmente. A população ainda está bastante revoltada com as acusações sobre Jura, que seria um líder de diversos bairros próximos da Estrada de Madureira.

Em frente ao Centro Social Esportivo, que fica localizado na Rua Recife, no Jardim Pernambuco, e recebe uma ajuda de Jura, não houve nenhuma manifestação, mas os populares ainda querem saber o motivo da prisão do militar, que nas últimas eleições, realizada em outubro do ano passado, recebeu quase dez mil votos para vereador. Mesmo assim, ele ficou de fora da lista dos 21 vereadores que iam representariam a população na Câmara Municipal.
“Na manhã da última segunda-feira protestamos contra a prisão do nosso amigo Jura em Rosa dos Ventos e conseguimos reunir mais de mil pessoas nesta manifestação. Ainda fechamos por alguns minutos a Dutra para mostrar a todos que o Jura foi preso injustamente. Ele não é miliciano e nem chefe de grupo de extermínio. O Jura apenas é respeitado e ajuda a todos. Sem ele, temo que o tráfico de drogas nas comunidades carentes volte com força total. A população é a que mais sofre”, comentou um morador que não quis se identificar.
De acordo com o comandante do 20ºBPM (Mesquita), Ivanir Linhares, a comunidade deve confiar na polícia local e denunciar qualquer crime nas regiões. Ele ainda anunciou que diversos pontos da cidade teve a segurança reforçada. “A população precisa confiar na Polícia Militar, que sempre está disposta a garantir a segurança de todos os moradores. O policiamento já existe e ele foi reforçado em diversos pontos do município. Vamos ficar atentos a qualquer manifestação e movimentação nos bairros da Palhada, Rosa dos Ventos e adjacências. Quem quiser denunciar qualquer crime, basta ligar para o telefone do batalhão: 3765-5114”, afirmou Linhares.

Fonte da Noticia:
http://www.jornalhoje.inf.br/bxd3.htm
Diego Valdevino
Fotos: Marco Antônio Oliveira

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, por exemplo, em seu artigo XIX estabelece que "Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras". No final do ano de 1998, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completou 50 anos e foi amplamente comemorada pela mídia, em quase todos os países civilizados do mundo.A Declaração Americana Sobre Direitos Humanos, também conhecida como Pacto de São José da Costa Rica, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República (Decreto 678/92, de 6-11-92; Diário Oficial da União de 9-11-92; páginas 15.562-15.567) tem força de Lei Ordinária no Brasil. Em seu artigo XIII - Liberdade de pensamento e de expressão -, preconiza que: "Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento e de expressão. Esse direito compreende a liberdade de buscar, receber e difundir informações e idéias de toda natureza, sem consideração de fronteiras, verbalmente ou por escrito, , ou por qualquer outro processo de sua escolha. Não se pode restringir o direito de expressão por vias ou meios indiretos, tais como o abuso de controles oficiais ou particulares , de freqüências na difusão de informação, nem por quaisquer outros meios destinados a obstar a comunicação e a circulação de idéias e opiniões".

► A Comunidade quer Jura ◄ © 2009. Template by By Somos Jura, somos comunidade.

TOPO